Cuidados com suas joias

Joias em ouro 18k

O ouro é um metal nobre e maleável e por isso
requer alguns cuidados especiais. O metal puro é
demasiadamente mole e por esse motivo é
endurecido com ligas, geralmente produzidas
com prata e cobre. A mais conhecida e utilizada no
Brasil é o ouro 18 quilates, 18k ou teor 750. Ela é
composta por 75% de ouro puro e 25% de ligas. Essa
combinação é muito admirada na joalheria devido à
excelente durabilidade e facilidade na aplicação
dos desenhos e criação das joias.

Sua joia pode ter como acabamento um ouro polido ou de textura fosca, onde o uso diário pode danificar esta superfície. Tome cuidado no polimento de sua joia, pois a peça perderá parte do seu peso em ouro

Ouro branco

Em seu estado natural, a joia em ouro branco é amarelada. Seu tom prateado e aspecto extremamente brilhante é ganho através do banho de ródio.

Logo, o uso diário pode desgastar esse banho de ródio, fazendo a joia retornar a sua tonalidade amarelada original. Para manter sua coleção sempre nova e brilhante, oferecemos o banho de ródio gratuitamente para as joias Coliseu.

Joias com pérolas

Elas são ainda mais sensíveis, por isso é importante mantê-las longe de detergentes, produtos químicos para cabelos, soluções de limpeza, ácidos e secador de cabelo. Também evite a exposição à piscina, água quente, água salgada e areia.

Após o uso, limpe sua joia com uma flanela macia e úmida em água para retirar suor, cremes e maquiagens. Guarde-a envolta em uma flanela, separada de outras joias. Para uma melhor conservação de seu colar, periodicamente retire e recoloque as pérolas, isso aumenta a durabilidade e o brilho de suas gemas orgânicas.

Joias com diamantes

Mesmo o diamante sendo o material mais duro existente na natureza, ele requer cuidados.

Guarde-o separadamente para evitar impactos com outros diamantes e também impedir arranhões em outras joias.

Também é importante deixar seu diamante sempre limpo, especialmente após o uso de hidratantes, cremes e protetores solares. Não utilize produtos químicos na limpeza de seu diamante. Recomenda-se limpá-lo sempre que manuseado, friccionando-o levemente com escova de cerdas macias, água e sabão neutro.

Joias com gemas

Joias com gemas requerem cuidados especiais e maior atenção. Os impactos podem afetar as garras e a estrutura da peça, causando quebras e arranhões na gema e fazendo você perder a garantia contra defeitos de fabricação.

As joias com gemas são sensíveis ao calor excessivo e choques térmicos, além de componentes químicos que podem causar manchas. Algumas pedras são mais sensíveis ao sol, entre elas está a ametista, citrino, água-marinha e berilo. Quando expostas excessivamente, a cor dessas gemas podem ser alteradas. Evite banhos de sol prolongados com joias que contenham essas pedras.

Atenção especial com a esmeralda. Ela é uma das mais sensíveis a impactos, portanto não use-a em situações que possam colocá-la em risco.

Fique atento se as garras que seguram a pedra da sua joia estão firmes, caso contrário, entre em contato com a Coliseu para que o reparo seja providenciado. Checar com regularidade evita que as pedras se soltem.

Anéis com pedras também merecem uma atenção especial durante o uso. Evite usá-los durante trabalhos manuais, você pode acabar batendo o anel e danificando a peça, até mesmo soltando a pedra.

Joias em prata

As joias em prata podem sofrer escurecimento e ficarem opacas devido à oxidação. Essa oxidação é um processo natural e isso não significa defeito de fábrica. Na Coliseu, todas as joias em prata possuem um banho de ródio que serve para proteger e garantir uma maior durabilidade e brilho da joia.

A prata é um metal maleável e suscetível a impactos, por isso é importante ter cuidado no uso diário para evitar danos e arranhões.

O polimento frequente de sua joia de prata com uma flanela própria impede o acúmulo de manchas e garante maior brilho. Não utilize líquidos para polir prata, eles podem alterar ou estragar os detalhes da peça.

Joias em prata

- Limpe suas joias periodicamente com uma flanela macia;

- Utilize uma composição de água e sabão neutro e uma escova com cerdas macias. Em seguida, seque com um papel macio;

- Todo ano a Coliseu faz uma revitalização gratuita de sua joia para recuperar o brilho e retirar acúmulos de gordura e resíduos. Procure uma de nossas lojas;

- Evite o contato com substâncias como perfume, cremes hidratantes, laquê, cloro, enxofre, shampoo, detergentes, sabonete, cosméticos e bronzeadores;

- Evite utilizar a joia em banhos de mar ou piscina, trabalhos domésticos (lavar louça, roupa, etc.) ou atividades esportivas. Também proteja sua joia do sabonete, ele retira temporariamente o brilho da peça;

- Não passe perfume, cremes ou bronzeadores juntos com as joias. Quando for usar algum cosmético, retire suas joias e espere alguns minutos até o produto secar. Recoloque-as apenas quando sua pele estiver seca, pois esses produtos podem causar danos irreversíveis;

- O mercúrio, como o de termômetros, danifica gravemente sua peça, em alguns casos, sem possibilidade de recuperação. Mantenha sua joia longe desse produto.